A História da Fotografia estuda as imagens produzidas a partir da exposição de material fotossensível. Igualmente, se ocupa em entender os diferentes aparelhos que possibilitaram reter a imagem e imprimi-la numa placa de vidro, metal, gelatina ou papel.
Câmera antigaOrigem da FotografiaAs primeiras experiências fotográficas de químicos e alquimistas datam de cerca 350 a.C. Em 1525, já se dominava a técnica de escurecimento dos sais de prata. Por sua vez, o farmacêutico sueco Carl Wilhelm Scheele viria a corroborar esta descoberta em 1777, ao demonstrar o enegrecimento de sais expostos à ação da luz.
Câmera em preto e brancoEvolução da Fotografia
"Tirar fotografia", "fazer um retrato" tornou-se moda entre todas as classes sociais na segunda metade do século XIX. A primeira fotografia propriamente dita foi obra do francês Joseph Niépce . Ele estudava as propriedades do cloreto de prata sobre papel desde 1817 e obteve sua grande obra no verão de 1826.
DaguerreótipoAlguns anos depois, criou o aparelho que leva seu nome, o "daguerreótipo", que era capaz de gravar imagens permanentes.
Câmera e NotebookFotografia coloridaA primeira fotografia colorida seria criada alguns anos depois, em 1861, pelo físico escocês James Clerk Maxwell . Primeira fotografia feita por Ducos du Hauron, em Agen, em 1877.
Brownie-KodakSegundo modelo portátil da Brownie-Kodak foi o que permitiu a difusão da fotografiaUm marco histórico foi o ano de 1901, quando a empresa americana Kodak lançou a Brownie-Kodak, uma câmera comercial e popular. Em 1935, a Kodak introduziria o Kodachrome, o pioneiro na linha de filmes coloridos. Outra inovação da Kodak seria a criação da câmera digital DCS 100 em 1990, uma máquina digital de fácil manipulação e barata.
História da Fotografia no BrasilGraças às pesquisas do historiador Boris Kossoy, sabemos que Florence utilizou, inclusive, a palavra "fotografia" em 1832, bem antes que muitos dos seus colegas europeus. Desta maneira, vemos que a fotografia não foi um invenção isolada, mas fruto de vários pesquisadores, que perseguiam o mesmo objetivo ao mesmo tempo.Incentivo de Dom Pedro II à fotografiaOficialmente, porém, a fotografia chega ao Brasil em 1840, apenas um ano após a invenção do daguerreótipo na França. A partir da urbanização e do crescimento das grandes cidades, a fotografia ganha seu espaço na sociedade brasileira. No entanto, a fotografia no Brasil serviu para deixar registrados momentos dramáticos como a Guerra do Paraguai e a Guerra de Canudos .